My Cart 0

ARTIGOS

Como abrir a sua apresentação?

Como abrir a sua apresentação?

Os primeiros segundos podem fazer toda a diferença.

Mesmo após uma boa preparação, por vezes os primeiros minutos são muito desgastantes, porque também se utilizam os mesmos chavões de sempre.

Vou dar-lhe um exemplo: Começar por dizer boa tarde, sejam muito bem-vindos, sou a Teresa Rosalino e estou muito satisfeita por estar aqui, não é de todo uma abertura impactante. Mas isto é o que vimos muitos vezes acontecer em muitas apresentações. Noutros casos, depois do boa tarde e de dizerem o nome,  as pessoas começam por destacar a sua experiência para demostrar toda a capacidade que têm para estar ali, mas sem terem dado nada de concreto à audiência. Isso também não é o mais relevante naquele momento inicial. Pode no entanto, ser importante  utilizar essa informação durante a apresentação, para exemplificar situações.

Lembre-se que o seu objetivo inicial, é gerar interesse na sua audiência.

Assim, seguem 5 exemplos de frases, que terá obviamente de adaptar ao tema da sua apresentação, mas que poderá querer utilizar na abertura do seu próximo discurso, para ser mais impactante:

1. Tenho uma confissão para vos fazer…

Inicie deste modo, caso tenha um tópico que até à data era “Top Secret”, mas que agora já o pode apresentar. Ex. Lançamento de um produto.

2. Tomem nota desta palavra: “Comunicação”.

A palavra chave que eleger, será o mote para todo o seu discurso.

Deverá acabar o mesmo, referindo o principal objetivo de utilizar essa palavra.

3.  Quantos de vocês tiveram piques de stress recentemente?

Uma questão no início da sua apresentação, vai fazer a audiência refletir.

Deste modo, ao utilizar uma pergunta cria imediatamente uma conexão com a audiência que vai começar de imediato a tentar encontrar uma resposta para a mesma.

4. A minha apresentação vai durar apenas x minutos, mas vai facilitar muito o vosso trabalho.

Considere utilizar esta frase de abertura apenas e somente quando sabe que a sua audiência não está com vontade de assistir pois foi “obrigada” a participar na mesma.

Muitas vezes as apresentações requerem a passagem de procedimentos internos, com temas pouco atrativos, mas que têm mesmo de ser passados.

Se este for o caso, tente minimizar o tempo de apresentação com factos concisos, claros e muito objetivos, deixando sempre algum tempo para perguntas e respostas no final.

5. Como vocês, estou ciente de que nossa empresa enfrenta grandes desafios este ano.

Utilize esta frase caso saiba que vai ter de introduzir um tópico que não será muito popular. Ex: Aumento do target de vendas, redução de pessoal.

Nem sempre os temas que temos de apresentar são simples, mas entrar com uma postura onde explica que “está no mesmo barco” que a restante equipa, pode minimizar o impacto da mensagem.

Em situações deste género as mensagens seguintes devem clarificar muito bem o porquê da tomada de decisão.

 

Gostaria de partilhar outras frases que considera impactantes para fazer a abertura de apresentações?

Partilhe connosco a sua experiência, para que todos possamos aprender uns com os outros!

 

Se falar em público é algo que a(o) atormenta, saiba que esta é uma skill/habilidade que se treina.

Ta Talk&Shine terá todo o gosto em ajudar!