My Cart 0

ARTIGOS

O Multitasking diminuí a produtividade?

multitsking

Tendemos a achar que assistir a uma videoconferência, responder a e-mails, depois ainda responder umas mensagens e dar um “olhinho” na Tv , nos permite conseguir chegar a vários assuntos de uma forma organizada e atenta.

Lanço-lhe o seguinte desafio:

Escreva num papel quantos segundos demora a ler esta frase:

O Multitasking diminui a minha capacidade de atenção, entre outras coisas.

Agora o exercício que lhe proponho, é que leia cada uma das letras individualmente com o respetivo número da linha de baixo, também individualmente e tome nota de quanto tempo demora:

O Multitasking diminui a minha capacidade de atenção, entre outras coisas.

112728978925482395792354876824768276876747684768976897683767

EX:  O1M1u2l7t2…..

Acho que já viu onde quero chegar e que vai demorar muito mais tempo…

Cada vez que está a executar uma tarefa e se dispersa em outras, o seu nível de atenção diminuí drasticamente e vai demorar bastante mais tempo a executar a tarefa principal.

De acordo com a neurociência, ao estarmos a utilizar o multitasking, danificamos o cérebro afetando negativamente o nosso bem-estar, o desempenho mental e a produtividade.

Partilho 3 exemplos de como o Multitasking pode prejudicar a sua produtividade:

1. O Multitasking pode causar danos cerebrais complexos

Segundo um estudo conduzido na Universidade da Califórnia, descobriu-se que levamos em média 23 minutos e 15 segundos para nos voltarmos a concentrar numa tarefa, após uma interrupção.

E isto é apenas com uma interrupção!

Agora pense na quantidade de vezes que se distrai a olhar para o e-mail que acaba de entrar, as notificações no telemóvel e do quanto isso o pode estar a prejudicar em termos de danos cerebrais.

Segundo Gloria Mark, da Universidade da Califórnia, os resultados mostram que o trabalho interrompido é executado mais rapidamente, para as pessoas compensarem  o tempo que sabem que vão perder ao ser interrompidas, mas com um custo para a saúde tremendo: “Aumento da carga horária de trabalho, mais stress, maior frustração, mais pressão de tempo e mais esforço a completar as tarefas principais”.

O ideal será que desligue todas as notificações e encontre tempos específicos durante o dia para atividades estratégicas, ler e-mails, ver mensagens, redes sociais, etc.

 

2. O multitasking reduz o foco e a concentração

De acordo com o neurocientista, Daniel Levitin, “O Multitasking cria um ciclo de dependência de dopamina, recompensando efetivamente o cérebro por perder o foco e por procurar constantemente, por estímulos externos.

Pedir ao cérebro para desviar a atenção de uma atividade para outra, faz com que o córtex pré-frontal e o corpo estriado queimem glicose oxigenada, o mesmo combustível de que precisam para permanecer na tarefa.”

3. O multitasking aumenta o cansaço

Se é daquelas pessoas que se sente consecutivamente cansada, experimente fazer uma lista durante dois ou 3 dias do tempo que desperdiça em multitasking.

Acredite que vai ficar surpreendido(a).  Talvez isto o(a) ajude, a redefinir as suas prioridades.

A melhor maneira de proteger o seu cérebro é executar mono tarefas. Defina tempos específicos na sua agenda.

Nem sempre é fácil, mas ajuda bastante.

 

Teresa Rosalino

Founder da Talk&Shine

Março 2021