My Cart 0

ARTIGOS

Como andam as suas “Soft Skills”​?

Como andam as sua "Soft Skills"?

Hoje dou início a uma Rubrica de artigos, sob o tema “Soft Skills de A a Z“, com dicas para um melhor desempenho profissional, começando com o tema da Adaptabilidade.

Não basta apenas ter os conhecimentos técnicos que são fundamentais, mas dominar as “Soft Skills”, que a meu ver são “Key Skills”, pode melhorar o desenvolvimento da sua carreira, assim como da sua vida pessoal.

As palavras de Charles Darwin, continuam a fazer todo o sentido:

“Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, é a que é mais adaptável à mudança. Adaptabilidade é precisa!”

Os empregadores estão à procura de colaboradores que possam demonstrar fortes capacidades de adaptabilidade, pois os cenários e realidades mudam a cada instante.

Ter capacidades de adaptabilidade, significa que está aberto e disposto a aprender coisas novas e a assumir novos desafios.

 

Como treinar as suas capacidades de adaptabilidade e criar novas oportunidades?

O desenvolvimento de adaptabilidade, começa com uma mudança de mentalidade.

Para estar no topo da competência de adaptabilidade, precisa mostrar que pode alcançar os seus objetivos, através de distintas trajetórias. Não desistir quando enfrenta obstáculos, inovar para contorná-los e tentar uma nova abordagem.

5 Qualidades Inovadoras de mindset adaptável:

  1. Pessoas adaptáveis veem oportunidades, onde outros veem fracasso: O que funcionou no passado, não tem de funcionar agora. “Testar e aprender”, deve ser uma das regras de ouro.
  2. Pessoas adaptáveis não culpam os outros: Não importa quem fez o quê. O importante é avançar e fazer acontecer, limando as arestas.
  3. A curiosidade é uma das suas principais características: Não existem perguntas estúpidas e manter a curiosidade e o “Porquê?” em cima da mesa, é fundamental para um crescimento do negócio.
  4. Pessoas adaptáveis trabalham genuinamente em Equipa: Mais importante do que quem teve a ideia, é o resultado final de todo o trabalho desenvolvido genuinamente em equipa, com respeito e comunicação assertiva, entre todos os participantes do projeto.
  5. Pessoas adaptáveis são emocionalmente inteligentes: São pessoas muito observadoras, que sabem escutar e mostrar respeito pelos outros.

Analise como andam as suas softs skills, treine a sua adaptabilidade a partir de hoje mesmo, seja no local de trabalho, seja em casa.

 

Teresa Rosalino: Fundadora da Talk&Shine