Sendo a empatia a capacidade de se colocar no lugar do outro, sempre que tem de fazer uma apresentação em público, para além de ser primordial dominar o conteúdo, ser empático pode fazer toda a diferença no estabelecimento de uma melhor conexão com a sua audiência. Afinal a apresentação não é para si, mas sim para os outros.
Devemos estabelecer laços a nível cognitivo, compreendendo a perspetiva das outras pessoas e a nível afetivo através da observação de como a audiência se comporta, fazendo os devidos ajustes, se necessário.
Quantas vezes já esteve numa palestra, ou formação e sentiu que o palestrante ou formador apesar de dominar o tema, não lhe transmitiu nenhuma emoção, nem se sentiu conectado com o mesmo, pois o seu ego era o que mais se destacava ?
Seguem 5 dicas para poder estabelecer uma melhor empatia com a sua audiência:
1. Sorria
Um sorriso inicial, vale por mil palavras. Mesmo que esteja nervoso, sorrir ajuda-o a relaxar.
Se na plateia tiver alguém conhecido, olhe inicialmente para essas pessoas, para que se sinta mais tranquilo.
2. Contacto visual com os diversos recetores
Distribua o olhar entre todos os participantes, de forma natural e interativa. É importante que tenha sempre em atenção que a apresentação é para os outros e não para si, pelo que quanto mais contacto visual mantiver com o grupo, melhor.
3. Fale com confiança, claridade e convicção e tenha em mente que a sua apresentação não é para si mas sim para a sua audiência
Quando prepara uma apresentação deve ter em atenção o tipo de público a quem se vai dirigir.
Qual a principal mensagem que quer que levem da sua apresentação?
O seu tom de voz deve adequar-se às diversas fases do discurso e não deve ser monocórdico. Seja claro nas palavras que utiliza. Acredite que a simplicidade, mesmo em temas mais complexos, pode fazer toda a diferença na criação de mais empatia com a sua audiência.
A sua postura corporal é também muito importante para demostrar o quanto está conectado à mesma. Esta deve ser o mais aberta possível. Não cruzes os braços, nem coloque as mãos nos bolsos, pois estará a bloquear a comunicação e a criar barreiras.
4. Seja honesto
A honestidade no discurso e o colocar-se no lugar dos outros de forma sincera, sente-se.
Não tente ser igual a ninguém pois as suas forças são únicas. Trabalhe as mesmas, treine-as e vai conseguir gerar uma maior empatia. Quando a sua emoção é autêntica, a sua audiência percebe-o e sente-o também.
5. Escute ativamente
Muitas vezes as pessoas só estão preocupadas em responder o mais depressa possível mas não escutam ativamente para tentar compreender o outro interlocutor. Pode até discordar do que está a ser dito, mas faça um aviso de receção ao que está a escutar e só depois dê a sua opinião.
Estou segura que irá brilhar na sua próxima apresentação!