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ARTIGOS

“Soft Skills” ou “Key Skills”?

O World Economic Forum,  publicou um relatório* que se focou na questão premente do nosso século, sobre as “skills” mais relevantes  para a educação no Séc XXI.

São dezasseis e estão subdivididas em três áreas:

Este é um tema relevante não só para quem se está a preparar para entrar no mercado de trabalho, como também para empreendedores e para quem já está dentro das organizações, pois necessita constantemente atualizar-se.

Considero que chamar “Soft Skills” a habilidades que envolvem emoções e intuições, parece-me demasiado redutor, pois de “soft” não têm nada, e são claramente um “must have” e “Key Skills”, nesta era onde tudo muda a um ritmo alucinante.

Sem dúvida que a Literacia relacionada com as “Hard Skills” é fundamental como base, mas são sem dúvida as competências e as qualidades de caráter que fazem a diferença entre um colaborador mediano ou um grande talento. As “soft skills” estão ligadas  às capacidades mentais e emocionais controladas pelo lado direito do cérebro e as “hard skills” dizem respeito às capacidades técnicas controladas pelo lado esquerdo do cérebro, a área da lógica e da racionalidade, sendo que o ideal é treinar as duas.

Investir eficazmente em melhorar as “soft skills” trará benefícios significativos a nível pessoal, a nível corporativo, independentemente da área de negócio em que opera e para a economia em geral.

A boa notícia é que as “Soft Skills” também se treinam.

Hoje em dia muitas pessoas perdem grandes oportunidades de carreira e pessoais, porque descuram uma área fundamental como por exemplo comunicar eficazmente, que classifico como umas das áreas fundamentais e que interligam todas as outras.

O que está a fazer para melhorar as suas “Soft Skills”?

 

* World Economic Forum

**New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. 2016. Prepared in collaboration with The Boston Consulting Group.